De quem é a culpa?

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Siqueira Mendes, esquina com Praça do Carmo - 07/07/2011

(Trilha sonora: todos os ruídos da Praça do Carmo; Chico Buarque; Beatles; chorinhos variados.)

Para: Marcos Salvatore, Fábio Castro, Marcelo Morgado. E corrigindo injustiças: para Sâmia Barbosa e Marlon Vilhena.

Quanto já vistes, fachada
quanto já testemunhastes
em tuas cicatrizes de limo,
em tuas emendas,
em tuas rachaduras
em tuas camadas de tinta
lavada de chuva,
ressequidas de sol?

O que vistes?
Vidas partidas
descontinuadas
como pipas
presas às árvores?

Mão nos ombros
dúbias
como carinhos
como ataques
ou como afagos
amaros
avessos
acasos?

Luzes de postes
redobradas
reluzidas
em pelos dourados
em olhos de mulher
que, quando olham
para o nada
miram um alvo?

E chapéus
e chapéus
e chapéus
fedoras,
palhinhas
marajoaras
e panamás
tão inatuais
como a arquitetura
que te cerca?

E rios de risos
e rios de lágrimas
e rios de urina
e suor
e rios de raios
de sol
de sal
e enfim, de água -
desembocando
em afluentes
de tempo?

E enquanto
eu te indago
tu me indagas
e nos perguntamos
sobre o limite
de nossos rostos
de nossos interiores
e de nossos fantasmas...

Enquanto eu te habito
tu me habitas,
e nos fazemos sala
e nos fazemos quarto
e nos fazemos alma
de piso de madeira
de pele de madeira
de piso de pele
e cozinha
de vento e de palavra
reatando
linhas partidas
de pipas
enquanto entram luzes
por nossas janelas.



Renato Gimenes

5 comentários:

  1. Gimenes, "poesia a que me tens de regresso", lindo !

    ResponderExcluir
  2. Resultado de um olhar sensível direcionado a fachada daquela casa simples e geometricamente quadrada.E quando este olhar partir da janela dessa fachada?o que será que leremos?
    Te amo,por esse prazer imenso que sinto a cada verso teu que leio,e por outras sensações inomináveis que me proporcionas.

    Sâmia

    ResponderExcluir
  3. "sensações inomináveis", humm isso mas faz pensar, como diria um filósofo, não sei d foi Jean Baudrillard, Michel Onfray, Félix Guattari, Deleuze, Foucault ou terá sido o próprio Marx, "Xodó é Phoda" . Por favor, não me levem tão a sério eu não mereço. abraços e viva o amor, seja lá o que for

    ResponderExcluir
  4. Meu filho, reli seu texto ao som de "Pra sonhar", de Marcelo Jeneci, Você não tem idéia. Estava tudo lá, deu pra te ver, bicho. Quase deu pra estar lá também. Reafirmo aqui, bem abracadabra, que isso precisa muito ser lido a plenos pulmões. Lindo, cara, de verdade.

    Marcos Salvatore.

    ResponderExcluir